-
Arquitetos: ALN Arquitetos
- Área: 689 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Wilson Dorigon
-
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Estudio Marmores, Interfloor, Irmãos, JCS Marcenaria, Sincol, YK esquadrias, Yamamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a crescente demanda por estúdios habitacionais nas áreas centrais de São Paulo, o projeto JT422 atende à necessidade de moradias compactas e confortáveis, oferecendo um edifício que se destaca pelo cuidado com o custo, eficiência energética e a criação de uma identidade própria.
Localizado em um terreno de esquina no bairro da Vila Mariana, o edifício é composto por 23 unidades distribuídas em quatro pavimentos. O JT422 é marcado pela sua materialidade bruta, com concreto aparente e tijolo de demolição maciço, criando uma composição de cheios e vazios que não só melhora a circulação de ar, aumentando a eficiência e o conforto térmico, mas também amplia a permeabilidade visual e física no tecido urbano, suavizando as fronteiras entre o exterior e o interior.
O conceito central do projeto é permitir que o usuário experimente o contato direto com a cidade, vivenciando uma interação dinâmica e contínua que enriquece sua percepção do ambiente. O JT422 transcende a experiência visual para se tornar uma vivência corporal e sensorial permanente.
As aberturas estrategicamente posicionadas garantem uma ventilação constante, enquanto rasgos de luz natural controlada definem a luminosidade interna. A escolha dos materiais evoca a tradição construtiva e o processo artesanal, reforçando a identidade do edifício. Além disso, o controle rigoroso dos processos construtivos minimiza os desperdícios, um aspecto cada vez mais crucial na construção nos dias de hoje.
Internamente, cada estúdio é equipado com mobiliário retrátil, como camas e mesas de refeições, que permitem a transformação ágil do espaço, adaptando-se às necessidades e desejos do morador. A sala de estar pode se converter em quarto com simples movimentos, proporcionando flexibilidade e um novo layout conforme o momento.